O Programa Leitura em Família nas escolas do 1º ciclo - 2021-2022

As três escolas do 1º ciclo com biblioteca escolar, do nosso agrupamento: Cesário Verde, Narcisa Pereira e Santo António de Tercena, participaram no Programa Leitura em Família do Plano Nacional de Leitura (PNL). O Programa tem como principal objetivo incentivar o contacto com os livros e o envolvimento parental na descoberta do prazer de ler dos 3 aos 10 anos.

O Leitura em Família engloba os projetos “Leitura em Vai e Vem”, dirigido às crianças do Pré-Escolar, e o “Já Sei Ler”, para os alunos do 1.º Ciclo. 

O PNL2027 disponibiliza um conjunto de orientações e materiais de apoio com vista à promoção do gosto e da prática da leitura nos Jardins de Infância, nas escolas do 1.º ciclo e no seio das famílias. 

O programa foi apresentado aos pais e Encarregados de Educação na reunião de avaliação do 1º semestre e arrancou no início do 2º semestre. Os materiais disponibilizados foram: uma apresentação em PPT para os pais; um desdobrável para as famílias; um folheto para os educadores, outro para os professores; um Diário de Leituras para as crianças do Jardim-de-Infância e um Passaporte de Leitor para os alunos do 1º ciclo.

Uma parceria com o Pingo Doce permitiu ainda distribuir sacos/mochilas para o transporte de livros a todas as crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º ano de escolaridade, que participaram no Programa. As mochilas cor-de-laranja destinam-se às crianças do Pré-escolar e as de cor verde aos alunos do 1º ciclo.

No nosso agrupamento, este Programa havia já sido implementado no ano letivo anterior, mas apenas com algumas turmas/grupos. No presente ano letivo, o Programa foi alargado a todas as 25 turmas/grupos das três escolas, num total de 531 alunos.

Durante o 2º semestre o número total de livros levados pelas crianças para ler em casa foi de X, sendo Y do Pré-escolar e Z do 1º ciclo.

Pela participação neste Programa, o Plano Nacional de Leitura atribuiu uma verba de 1000€ para aquisição de livros recentes com selo LER + para as três bibliotecas escolares.














Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares